Ortodontia (Aparelhos)

Ortodontia - Aparelhos Móveis - Aparelhos Fixos Metálicos e Transparentes.

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face.

No passado, a tratamento de ortodontia estava associado às crianças, porém hoje não existe idade máxima. Os adultos normalmente preferem os brackets estéticos, que tem a cor do dente e quase não aparecem.

A ortodontia é responsável por além de corrigir os dentes mal posicionados, auxilia a boca, os músculos da face e os dentes, pois funcionam sempre juntos. Quando alguma das partes está alterada, interfere na estética da face, na fala, na deglutição e até mesmo na respiração. Embora seja difícil prever o tempo do tratamento para ortodontia, pois ele depende de vários fatores, em média leva-se de 12 a 36 meses.

A maioria das pessoas imagina que a correção de dentes através da ortodontia deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como doenças periodontais, cirurgias corretivas no futuro, extração de dentes e tratamentos longos.

Esclarecendo dúvidas freqüentes na Ortodontia:

Por que existem casos que ocorre a recidiva na ortodontia, onde os dentes voltam para posição original?
Para que se estabilizem e permaneçam os dentes na posição desejada, além da contenção adequada, e um correto ajuste dos dentes, durante e principalmente após o tratamento de ortodontia, deve se sempre realizar um controle determinado pelo profissional, pois o desequilíbrio da parte respiratório ou muscular (lábio e língua) são um dos grandes fatores que podem alterar a posição dos dentes.

Qual vantagem - além da estética - a ortodontia me trará?
A correção da posição dos dentes não é simplesmente uma questão estética. Os dentes mal posicionados podem causar cáries e problemas gengivais levando a sua perda precoce. Muitas vezes é impossível fazer uma boa escovação, ou mesmo passar fio dental entre os dentes situados em posições de difícil acesso.

Porque normalmente na ortodontia solicita-se a extração dos dentes dos dentes terceiros molares conhecidos como cisos?

Existem varias situações onde estes dentes podem interferir futuramente na saúde dos demais sugerindo assim sua extração, quando há acúmulo de placa devido a dificuldade de acesso, cáries ou pela posição.